Mesmo na pandemia, Brasil tem maior emissão de carbono em 14 anos
😡 Os índices ambientais no Brasil são tão ruins com o atual governo que o presidente Jair Bolsonaro sequer teve coragem de participar da COP 26, conferência da ONU sobre mudanças climáticas realizada no fim de 2021.
🌎 O país teve em 2020 seu maior volume de emissões de carbono desde 2006, ficando mais longe de uma das metas da COP26, a chamada neutralidade de carbono – reduzir ao máximo as emissões e compensar o restante com tecnologia e reflorestamento.
Só que esse aumento aconteceu mesmo com a pandemia de Covid-19, quando grande parte da população ficou muito tempo em isolamento social (sem usar carros), a quantidade de voos caiu pela metade e o transporte de bens pelas estradas também foi reduzido (já que a indústria nacional também ficou muito tempo parada ou teve que reduzir sua produção).
🏭 Na contramão do mundo, graças a Bolsonaro o Brasil aumentou as emissões de gás carbônico na atmosfera. A média mundial caiu cerca de 7% em 2020, mas aqui houve alta de 9,5% em comparação a 2019.
🔥 A principal causa do aumento é o desmatamento, cada vez mais descontrolado e até estimulado por um governo que há pouco tempo tinha um ministro do Meio Ambiente envolvido diretamente no tráfico de madeira ilegal.
Proteger o meio ambiente é proteger a vida. É essencial!
#EssencialÉAVida